top of page
Hills Sloppy

#BeNaturgift

Foto do escritorBe Naturgift

A mais longa viagem de comboio do mundo

Como escreveu Amyr Klink, navegador brasileiro que realizou em 1984 a primeira travessia solitária do Atlântico Sul num barco a remo, “um dia é preciso parar de sonhar e, de algum modo, partir”. Este é, portanto, o momento de continuar a sonhar a “A Mais Longa Viagem de Comboio do Mundo”, uma longa travessia ferroviária de mais de 17000 quilómetros desde o extremo ocidental europeu ao extremo sudeste asiático. O percurso original associado a esta travessia contempla a passagem por 11 países e 8 fuso-horários, sempre percorridos em comboio.


Comboio Rossiya, na sua viagem de 7 dias e de mais de 9000 quilómetros entre Moscovo e Vladivostok
Comboio Rossiya, na sua viagem de 7 dias e de mais de 9000 quilómetros entre Moscovo e Vladivostok

Em fevereiro de 2020 inúmeras ligações ferroviárias internacionais, designadamente entre a Rússia e a China foram suspensas, originalmente devido à pandemia, mas a suspensão mantém-se à data de publicação deste artigo, embora um comboio semanal entre Irkutsk (Rússia) e Ulan Bator (Mongólia) tenha sido retomado no final de 2022. Todos os comboios internacionais entre a Europa Ocidental e a Rússia estão também suspensos devido à guerra na Ucrânia em resultado das sanções. Os comboios domésticos russos continuam a circular, incluindo o que liga Moscovo a Vladivostok. Na atualidade inúmeras autoridades internacionais responsáveis pelas relações externas dos seus países desaconselha deslocações não essenciais à Rússia.


No entanto o objetivo é claro: partir à aventura e concretizar esta travessia logo que seja possível!


Comboio de Moscovo a Pequim via Mongólia
Comboio de Moscovo a Pequim via Mongólia

"A mais longa viagem de comboio do mundo", uma marca registada para uso futuro na promoção da travessia de Portugal ao Vietname em comboio pela Naturgift, tem vindo a ser alvo de pesquisa para a sua concretização. Estão, grosso modo, identificados os detalhes gerais do traçado, assim como as principais necessidades, desafios e limitações da viagem. Neste trabalho recorremos à nossa experiência pessoal enquanto viajantes - experiência essa incrementada por pesquisas, leituras, visualização de documentários, ... - e a diversos contributos de viajantes mais experimentados nos destinos abrangidos pela travessia. A ideia não é eliminar o insólito e o imprevisto, as viagens alimentam-se invariavelmente deste tipo de acontecimentos, mas sim evitar o desnecessário, o acessório e o desinteressante.


A travessia não é, como pode parecer à primeira vista, um empreendimento “relativamente” complexo. É-o de facto bastante complexo, ainda mais perante o novo enquadramento geopolítico global. Mas não seria um desafio marcante, inesperado e apaixonante se não lhe estivesse associado uma boa dose de aventura!


Ferrovia Trans-Mongoliana: liga Ulan-Ude, na ferrovia Transiberiana na Rússia, com a cidade chinesa de Jining, através de Ulan Bator, na Mongólia, ao longo de 1110 km
Ferrovia Trans-Mongoliana: liga Ulan-Ude, na ferrovia Transiberiana na Rússia, com a cidade chinesa de Jining, através de Ulan Bator, na Mongólia, ao longo de 1110 km

Na fase atual do planeamento identificamos 29 dias de viagem entre Portugal e o Vietname. Parece-nos absolutamente obrigatório que o percurso seja bem doseado entre viagens em comboio e momentos de descoberta cultural. Os detalhes sobre o traçado e o programa da viagem não serão revelados antes que todos os aspectos da travessia estejam totalmente e devidamente “lapidados”. E claro, logo que realizar a travessia seja possível através do levantamento dos constrangimentos resultantes do conflito no leste da Europa.


No meio da “tempestade de ideias” que caracteriza a preparação de qualquer grande viagem surgem sempre novas ideias. Não somos excepção. Tratando-se de uma viagem com início em Portugal e fim em Ho Chi Minh no sul do Vietname, surgiu a ideia de regressar à Europa rumo a Este. Esta opção, que será sempre opcional, permite completar uma “volta ao mundo”. Desta forma, com o final da mais longa viagem de comboio do mundo, surge a possibilidade de “fecho” da aventura através de um conjunto de ligações em avião com até três paragens intercalares com um dia de descanso entre cada uma delas.


Comboio Expresso da Reunificação, de Hanói para Ho Chi Minh, Vietname
Comboio Expresso da Reunificação, de Hanói para Ho Chi Minh, Vietname

A seu tempo, mais pormenores surgirão sobre esta "extensão" designada “Meio Mundo em Comboio, Meio Mundo em Avião”. Através do website e blogue da Naturgift será dado corpo ao projeto de viagem, com todas as informações e detalhes necessários aos interessados em fazer parte desta épica travessia.


Continuamos a "sonhar".

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page