top of page
Hills Sloppy

#BeNaturgift

Khaybar, ecossistema do deserto vulcânico

O impressionante ecossistema do deserto vulcânico de Khaybar na Arábia Saudita e o rico significado histórico, fazem desta região um dos segredos mais bem guardados do mundo. Um destino singularmente enigmático, onde a cultura encontra a natureza e o património para criar uma paisagem notável.


Cidade Histórica de Khaybar, província de Medina, Arábia Saudita
Cidade Histórica de Khaybar, província de Medina, Arábia Saudita

A cidade histórica de Khaybar está situada 153 quilómetros a norte da cidade de Medina. Antes da ascensão do Islão no século VII, a área era habitada por tribos judaicas árabes. Em 628 DC, os muçulmanos, sob a liderança do Profeta Muhammad, assumiram o controle da cidade durante a Batalha de Khaybar. Khaybar é conhecida pelo cultivo de tâmaras, pelos inúmeros poços de água doce e pelas paisagens vulcânicas.


Habitada até a década de 1980, as ruínas da Cidade Velha de Khaybar ainda carregam vestígios da vida cultural e da memória geracional neste influente oásis do noroeste da Arábia, no entanto, devido às inundações recorrentes e ao terreno irregular, a condição dos edifícios foi enfraquecendo ao longo do tempo. Na atualidade existe nas proximidades uma nova cidade de Khaybar, erguida numa área plana e segura.


Khaybar está dividido em duas zonas: o oásis e a área natural geológica. Esta última é onde se encontra a área vulcânica, com fenómenos geológicos observáveis numa extensão de aproximadamente 600 quilómetros quadrados. As origens desta paisagem remontam há cinco milhões de anos. Entre os fenómenos mais proeminentes e impressionantes está o Harrat Khaybar, uma paisagem vulcânica moldada por fluxos de lava que revela detalhes sobre as profundezas da Terra. Este terreno austero inspira uma sensação de aventura com trilhos fascinantes para percorrer, sobretudo com recurso a viaturas 4x4. O fenómeno geológico pode ser atravessado a pé, levando os expedicionários até aos limites dos dois vulcões brancos de Harrat Khaybar, o Jebel Abiadh e o Jebel Bayda.


Os vulcões brancos, Jebel Abiadh
Os vulcões brancos, Jebel Abiadh

Khaybar é um território que oferece experiências imersivas sobre o modo de vida numa área natural desértica que testemunha o passado geológico do planeta, quer seja através da hospitalidade da comunidade local, da descoberta do artesanato, das diversas atividades disponíveis ou simplesmente através da contemplação desta que é uma paisagem única.


14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page