top of page
Hills Sloppy

#BeNaturgift

Foto do escritorBe Naturgift

Jordânia, um mergulho na história, natureza e espiritualidade

Atualizado: 7 de out.

A Jordânia é um dos destinos mais fascinantes do Médio Oriente, um país onde a história do passado se mistura com impressionantes paisagens naturais e com uma rica herança espiritual. Para os que apreciam aventuras, história e cultura, há muitos motivos para visitar a Jordânia. Damos-lhe a conhecer as principais razões para fazer deste país o seu próximo destino, destacando locais históricos, maravilhas naturais, pontos religiosos e as vibrantes cidades


Mesquita Rei Abdullah I, Amã
Mesquita Rei Abdullah I, Amã

Jordânia, reino do tempo


A Jordânia é um dos berços da civilização com um passado que remonta a milhares de anos. Desde o Império Nabateu até os dias do Império Otomano, o país guarda vestígios de diversas culturas. Petra, o local mais icónico da Jordânia, é um dos melhores exemplos do passado grandioso do país. Conhecida como a "Cidade Rosa", Petra foi esculpida em rochas de arenito e era uma próspera cidade comercial no século IV a.C. O Al-Khazneh, o Tesouro de Petra, é uma imagem marcante para qualquer viajante, a mais emblemática das construções romanas, uma tumba escavada na face de um penhasco e que recebeu uma fachada helenística com pilares. Explorar os túneis, templos e tumbas de Petra oferece diversas revelações sobre a cultura Nabateia.


Al-Khazneh, um dos mais elaborados túmulos escavados na rocha na cidade de Petra, Reino Nabateu
Al-Khazneh, um dos mais elaborados túmulos escavados na rocha na cidade de Petra, Reino Nabateu

Jerash


Jerash é uma das cidades romanas mais bem preservadas fora da Itália. Ao caminhar pelas suas ruínas, o viajante encontrará templos, teatros, arcos e colunas que datam do período romano, proporcionando uma visão fascinante de como era a vida durante o domínio do Império Romano.


Jerash, uma cidade com mais de três mil anos de história, localizada no norte da Jordânia
Jerash, uma cidade com mais de três mil anos de história, localizada no norte da Jordânia

Jordânia, um tesouro natural


O Deserto de Wadi Rum é um exemplo perfeito, com suas paisagens de outro mundo que parecem saídas de um filme de ficção científica. Foi este deserto que serviu de cenário a diversos filmes, como o filme "Perdido em Marte". O Wadi Rum é ideal para quem procura viver atividades ao ar livre, como percorrer trilhos, passear de dromedário ou experiências autênticas junto de tribos beduínas. As formações rochosas e as dunas vermelhas que se encontram nesta paisagem desértica criam uma paisagem única e memorável.


Wadi Rum, reserva natural protegida localizada no sul da Jordânia (província de Aqaba)
Wadi Rum, reserva natural protegida localizada no sul da Jordânia (província de Aqaba)

Mar Morto


Este é o ponto mais baixo da Terra, famoso pelas águas altamente salinas que permitem a flutuação sem esforço. Os minerais e a lama do Mar Morto são conhecidos pelas suas propriedades terapêuticas, atraindo visitantes que procuram tratamentos naturais para a pele.


Margens do Mar Morto
Margens do Mar Morto

Aqaba


Para os que apreciam o mar e a vida marinha, a cidade de Aqaba, no sul da Jordânia, oferece acesso ao Mar Vermelho, conhecido pelos seus recifes de coral e vida subaquática.


Cidade de Aqaba, único porto marítimo da Jordânia
Cidade de Aqaba, único porto marítimo da Jordânia

Jordânia, um destino espiritual


A Jordânia é um destino espiritual, sagrado para várias religiões. O Monte Nebo é um dos locais simbólicos, venerado pelos cristãos, pois acredita-se que foi o local de onde Moisés avistou a Terra Prometida antes de morrer. Deste local avista-se o vale do Jordão e, em dias claros, até mesmo de Jerusalém.


Outro local de importância religiosa é o Rio Jordão, onde, de acordo com a tradição cristã, João Batista batizou Jesus Cristo. A área de "Bethany Beyond the Jordan" é uma das principais atrações para peregrinos de todo o mundo, reconhecida como Património Mundial da UNESCO.


Monte Nebo, Madaba
Monte Nebo, Madaba

Cidades vibrantes da Jordânia


A capital, Amã, é uma fusão do antigo e do moderno. Conhecida como uma das cidades mais acolhedoras do Oriente Médio. Amã possui património, como o impressionante Teatro Romano, assim como uma vida urbana moderna e cosmopolita, com restaurantes, mercados e galerias de arte. Um passeio pelas ruas da cidade permite explorar souks tradicionais e admirar vistas panorâmicas a partir da Cidadela de Amã.


Outra cidade notável é Madaba, famosa pelos seus mosaicos bizantinos, incluindo o mapa de mosaico da Terra Santa, datado do século VI, localizado na Igreja de São Jorge. Madaba é um excelente destino para quem se interessa pela história cristã e pelo artesanato local.


Teatro Romano de Amã, datado do século II com 6 000 lugares
Teatro Romano de Amã, datado do século II com 6 000 lugares

A Jordânia é um país de contrastes impressionantes, onde o antigo encontra o moderno e onde paisagens naturais espetaculares coexistem com locais de profundo significado espiritual e histórico. Desde Petra e Jerash até ao Mar Morto e ao Wadi Rum, este país é em si um convite a todos para uma viagem inesquecível pelo tempo e pela natureza.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page