top of page
Hills Sloppy

#BeNaturgift

Mauritânia, uma jóia turística segura e em ascensão

Atualizado: 15 de fev.

A Mauritânia é um país localizado no noroeste da África. É o 11.º maior estado soberano de África, limitado pelo Oceano Atlântico a oeste, pelo Sahara Ocidental a norte e noroeste, pela Argélia a nordeste, pelo Mali a leste e sudeste e pelo Senegal a sudoeste. Aproximadamente 90% do seu território está dentro da área do deserto do Sahara.


Chinguetti, cidade localizada no centro-oeste da Mauritânia, na região de Adrar
Chinguetti, cidade localizada no centro-oeste da Mauritânia, na região de Adrar

O turismo na Mauritânia ainda não se consolidou devido ao estigma negativo de ser um destino inseguro. Problemas políticos e de segurança levam a que muitos embaixadas ainda desaconselhem a viajar para o país. A realidade é que a maioria das pessoas nunca terá ouvido falar da Mauritânia, e aqueles que sim podem ter ouvido apenas coisas negativas sobre golpes de Estado e registos questionáveis ​​em matéria de direitos humanos. É legítimo que surjam perguntas como "há viagens organizadas na Mauritânia?" ou "é seguro viajar para a Mauritânia?". Neste artigo procuramos dissipar os mitos que circulam sobre a segurança de viajar na Mauritânia.


Oásis de Terjit, o único na região de Adrar com água corrente natural
Oásis de Terjit, o único na região de Adrar com água corrente natural

Viajantes um pouco de todo o mundo que procuram natureza no seu estado puro e aventura, continuam a visitar a Mauritânia e a testemunhar a sua segurança em primeira mão. O mundo está lentamente a ouvir falar da Mauritânia como uma jóia turística segura e em ascensão. E há razões de sobra para isso: a Mauritânia é um destino único, o deserto, onde o infinito se encontra com formações rochosas que contam histórias antigas, oferece possibilidades intermináveis que revelam a beleza natural, a rica cultura e as tradições das aldeias que povoam a paisagem. Acampar sob o vasto céu estrelado do deserto oferece uma experiência incomparável, imergindo os viajantes no estilo de vida nómada, onde a simplicidade e a conexão com a natureza são valores fundamentais.


Dunas de Azoueiga, as mais altas da Mauritânia
Dunas de Azoueiga, as mais altas da Mauritânia

Entre os principais destinos nesta terra de vastidão, destacam-se Chinguetti, com a sua aura de mistério e tradição; Ouadane que cativa os visitantes com a sua história e arquitetura únicas; Tichitt e Oualata que cativam com as suas paisagens deslumbrantes e comunidades acolhedoras. O Guelb er Richât, conhecido como Olho do Deserto, é uma maravilha natural que hipnotiza com sua beleza única, enquanto o oásis de Terjit oferece um refúgio verdejante em plena aridez do deserto. O comboio mais longo e pesado do mundo, que circula rumo às minas de Zouérat, atravessa paisagens desérticas implacáveis, sendo um testemunho do engenho humano e da determinação em superar os desafios da natureza.


Comboio turístico junto ao povoado e monólito de Ben Amera
Comboio turístico junto ao povoado e monólito de Ben Amera

Na Mauritânia, as experiências são tão diversas quanto a paisagem do país. Testemunhar a vida nómada no deserto revela uma conexão profunda entre os habitantes e a sua terra vasta. A cerimónia do chá, uma tradição, é em si uma expressão de hospitalidade e amizade. A gastronomia local cativa os paladares com a sua autenticidade e simplicidade. Vestir um traje tradicional mauritano é outra experiência a não perder, não apenas integra o viajante na cultura local como revela a beleza e a funcionalidade do vestuário tradicional.


Mulher com vestes tradicionais mauritanas e a bandeira do país
Mulher com vestes tradicionais mauritanas e a bandeira do país

A Mauritânia é um país olhado com desconfiança, mantendo-se a percepção de que o destino não é seguro. Tudo o que podemos afirmar é que, como viajantes recorrentes no país, a nossa experiência tem sido de total segurança.


Os desafios que se enfrentam na Mauritânia devem-se principalmente às infra-estruturas precárias: difícil acesso à internet difícil, transportes limitados e opções limitadas de alimentação. As pessoas são amigáveis ​​e geralmente reservadas, não sendo comum ver mendigos dentro ou fora das cidades.


Nenhum país é 100% seguro. É muito mais provável que o seu telefone seja roubado na baixa de Lisboa ou no centro do Porto do que o mesmo aconteça na Mauritânia, e é bastante mais provável que você tenha problemas com as autoridades dos EUA do que com as autoridades mauritanas.


Port de Pêche de Nouakchott, milhares de pirogas coloridas exibem artesanato engenhoso
Port de Pêche de Nouakchott, milhares de pirogas coloridas exibem artesanato engenhoso

A forma mais segura de viajar pela Mauritânia é em grupo. Os casos de sequestro e terrorismo são extremamente raros na Mauritânia (são bastante mais comuns na Europa!). No caso das viagens e expedições da Naturgift na Mauritânia, estas são rigorosa e meticulosamente planeadas, sendo sempre acompanhadas por um guia local e membros locais de apoio em quem confiamos plenamente. Apenas levamos os nossos grupos para áreas que apresentam um elevado nível de segurança e estabilidade, e nós, bem como os nossos parceiros no terreno, monitorizamos constantemente a situação de segurança.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page